Customização: nova tendência de mercado
A palavra customização é recente no vocabulário brasileiro e tem como objetivo definir algo especial, feito sob medida, personalizado. É de origem inglesa e destacou-se nos anos 70 com a cutelaria artesanal nos EUA.
Para a psicologia, o comportamento dos indivíduos vem sofrendo grande influência da internet. Os sites de relacionamentos possibilitam a ele estar comunicando-se com vários outros indivíduos ao mesmo tempo, mas sem, necessariamente, estar ocupando o mesmo espaço físico, isso o aproxima dos demais e ao mesmo tempo o torna mais sozinho.
A busca incessante por sua identidade e o posicionamento dentro de um grupo ou cultura são necessidades deste novo indivíduo. Com isso, o mercado também sofre grandes mudanças, com a web 2.0 a todo vapor, o poder das estratégias seguidas pelas empresas é transferido ao consumidor e para ele a cultura do ter passa a dar lugar para a cultura da experiência.
Segundo pesquisa realizada pela Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa do Brasil, existem sete perfis na nova tendência de consumo e um deles é o “My Way” que significa a personalização, o foco no indivíduo, a exclusividade, pois o consumidor que segue este perfil está diariamente se reinventando, mas sem sair do seu centro, para eles, a criatividade é a chave para fazer a diferença.
A customização vem suprir uma nova necessidade do mercado, pois é cada vez mais difícil identificar os desejos do novo consumidor, dessa forma, os produtos ou serviços são adaptados conforme as expectativas e necessidades do cliente. Permite-se a ele exercer o poder de sua própria criatividade de acordo com sua imaginação, apenas com o auxílio de profissionais qualificados para a produção de seu produto ou para execução de seu serviço.
Atualmente destaca-se a customização no ramo da moda, o que torna possível reaproveitar peças de vestuário já fora de tendência e transformá-las em algo novo e atual, o que será economicamente mais viável do que adquirir uma nova peça para o seu look. Contudo, a customização torna-se comum para outros ramos, como por exemplo, para o alimentício, automobilístico e até oftalmológico, onde já é possível ter a pizza, o carro e lentes oftalmológicas adaptadas a sua personalidade ou necessidade.
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